Falar sem se empenhar é nada!

Total de visualizações de página

20 de abr. de 2011

PáScOA SeM ChOCoLaTe!

Hummm...
Esta pascóa será bem diferente!


Mas mesmo sem chocolate, não tenho dúvidas que será uma delícia... rs

Como todo ano, na Semana Santa, iremos para Gravatá. Me dei conta da seriedade da dieta quando estava preparando meu cardápio, afinal, serão quatro dias vendo a galerinha do mal beber cerveja gelada e comer picanha mal passada sem compartilhar deste ritual!

Estou preparando 3 malas: uma mala com roupas, outra com minha dieta e a terceira com coisas para passar o tempo quando eu achar que estou no limite do limite da resistência!

Mas sabe de uma? Nunca estive tão satisfeita e feliz com a privação da comida...

Quando penso nos benefícios que estou colhendo e no peso que estou perdendo, a minha sopinha de legumes liquidificada e coada passa a ser a refeição mais deliciosa do mundo, a papinha de farinha de aveia equivale por aquela velha torta da sweets e o inhamezinho também liquidificado e coado com requeijão light é o melhor desjejum que já provei!

Para vocês meus amigos do coração, uma feliz páscoa... Para aqueles que neste momento estão super liberados para as guloseimas desta semana, uma feliz páscoa com chocolates! E que acima de tudo, que este seja um momento de reflexão e gratidão...

Beijos :-)


17 de abr. de 2011

DiEtA LíQuiDo-PaStOsA


Fui à Nutri quarta-feira de manhã, fiquei muito feliz com o progresso da gastro, perdi 8 Kg em 10 dias.
Já estou entrando na dieta líquido-pastosa... o que amei!
Não vejo a hora de comer um iamezinho amassado com requeijão! rss
Mas precisei esperar até sábado. Até o 10º dia, é muito importante seguir à risca a dieta líquida, pois até aí, existe o risco de fístula.
Graças a Deus, até aqui não enjoei, não senti fome ou mesmo vontade de comer.

Para compartilhar

Na DIETA LÍQUIDO-PASTOSA é acrescentado praticamente:

- Adoçante;
- Iorgurte light/diet líquido;
- Leite de soja;
- Queijo cremoso light;
- A sopa passa a ser líquidificada;
- Vitaminas de fruta;
- Papinha de farinha de aveia;
- Inhamezinho bem amassadinho e passado na peneira.

15 de abr. de 2011

SeM DrEnO, CoM LibErDaDE


Nossaaaaaaaaaaaa....

Gente, vocês não fazem idéia de como é bom andar sem aquele "poodle" pendurado! Nada contra cachorros, eu adoooooro animais, mas era uma sacola ter aquele dreno à tiracolo...

A sensação quando se está tirando o dreno é esquisita, não dói, mas causa um certo incomodo, dá pra sentir direitinho ele saindo lá de dentro.. ashahshs

Parece que assim que ele é retirado até a postura melhora! rs (Não estava andando totalmente ereta)

Ah, e a melhor da melhora parte, consegui dormir de ladinho!!! Com um monte de travesseiro de apoio, mas consegui!

Ô noite maravilhosa... :-)


Sobre o dreno:
Ele é colocado durante a cirurgia, e nos acompanha durante a primeira semana. ele serve para retirar o excesso de líquido que fica dentro do estomago e também ajuda na obervação de fistulas (que é a abertura do grampo)

Em CaSA

Hmmm...

Hoje é dia 13/04/11 - Já estou em casa há uma semana, são 5 Kg eliminados...


Sigo todos os dias a mesma rotina:

1 - Acordo cedo e dou uma caminhada pelo apartamento (isto se repete por todo o dia)
2 - Bebo meus 2 copinhos de Glutaminha
* Daqui em diante continuo com os copinhos de 50ml a cada 15 min, a dieta líquida é composta de chás, sucos, água de coco e caldinhos, bebo na medida do possível, as vezes é muito lento e perco o horário do outro copo.


3 - Tomo banho e faço o curativo (para o curativo é usado apenas álcool 70%, soro, gaze e microporo)


4 - Faço a fisioterapia respiratória (3 vezes ao dia), que serve para expandir os pulmões e evitar retenção de líquidos. O fisio pediu para fazer por pelo menos 15 dias.


5 - Leio livros, faço palavrinhas cruzadas, assisto TV, vejo um filminho e navego pela net (já assiti os 4 filmes de Resident Evil, 3 vezes a primeira temporada de Sex in the City, Os 3 primeiros filmes de Crepusculo... uma belezinha... bom, mas tudo para não deixar meu dia um tédio)

8 de abr. de 2011

A EstADa No HoSpiTaL



Me internei às 11:00h no Hospital Albert Sabin (Recife/PE). Cheia de expectativas e ansiedade. A cirurgia estava marcada para 14:00h. No entanto, tinha uma senhora de mais idade agendada para mesma tarde, e como de praxe, priorizam os mais velhos em cirurgia como esta.
Tentei relaxar, ver TV, conversar com meus pais, dormir... tudo em vão.

Fiquei me remoendo até às 18:00h, quando o anestesista entrou em meu quarto e falou que estava tudo pronto para minha subida para o bloco. Dei um pulo da cama e subi na maca com um sorriso de orelha à orelha... queria muito aquilo.
Entrei no bloco me despedindo da minha mãe, que só podia me acompanhar até a recepção, lembro de ter pedido que o cirurgião fosse falar com ela para dar uma previsão de termino, e lembro do anestesista aplicando uma injeção no meu braço, olhei pra ele e falei para caprichar, pois não queria sentir dor! Ele riu e eu apaguei... bom acordei depois de 1:30h ainda no bloco cirurgico, dei oi para as pessoas que estavam do meu lado e fui encaminhada para UTI.
Passei novamente pela recepção. Neste momento estavam meus pais e uma tia. Dei xauzinho e mandei beijinho.
Na UTI o atendimento foi VIP. Não senti a dor que pensei que sentiria. Senti muito incomodo, já que fui muito mexida. Aproveitaram o corte para tirar a minha vesícula, que tava uma verdadeira pedreira.
Fui liberada da UTI no dia seguinte por volta das 12:00h. Sai de lá na cadeira de rodas.
No quarto os ares já melhoraram um pouco. Tava com a respiração meio curtinha, evitei falar... mas andei, tomei banho e fiz fisioterapia respiratória.
Até então a pior parte era o estômago roncando... minha última refeição foi o jantar do domingo. a segunda foi dieta liquida, e já tava na quarta e nada!
Chegou a quinta, bendita quinta! Comecei a beber água e as coisas foram melhorando.... 1 copinho de 50ml a cada 1 hora. Veio a água, depois a água de coco, depois o chá de erva doce, depois os caldinhos... mhmhmhm


Confesso que resisti um pouco, tava cheia do soro, fazendo muito xixi e com medo de fístula.
Bom, enrolei nos caldinhos, mas ao mesmo tempo me esforcei muito para bebe-los. O soro com Potassio arde pacas quando entra na corrente sanguinea, era um tormento para mim, pior que o corte na barriga. E o Dramal, que usam para dor me deu muita náusea, ensaiei vomitar 3 vezes. Isso sim doeu!!!
Da quinta para sexta o negócio foi melhorando, acho que porque a alta tava próxima
Dormir razoavelmente bem, contando as "fases" do soro (eram 6).


Outra coisa chatíssima é ter um monte de treco pendurado em você (sonda, dreno, soro, medicamento)... Sexta de manhã acordei só alegria... tomei banho, esperei Seu José vim fazer o curativo, fiz fisio, bebi caldinhos, caminhei muito!!! Ah, cheguei até a visitar outros gastroplastizados que estavam no hospital! :-P
Bom, como tava muito ansiosa, liguei pro cirurgião para saber se ele demoraria muito... falou que próximo da hora do almoço ía o auxiliar dele me examinar, se estivesse tudo ótimo me dava alta.
Pense num cabra pra demorar! Chegou às 14:00h, ok que entre 12:00 e 14:00 tem quase nenhuma diferença, mas parecia mais uma dor de contração do parto (ETERNA!).
Iúpiiiii... liberada pra casa! Nem acreditei. Só precisava terminar a última dose do Dramal, fui dar mais umas voltinhas no corredor pra ver se ele descia logo, dei também uma forçadinha no gotejo para que descesse mais rápido! hehe


Bom, cheguei em casa por volta das 17:00h, paramos na casa de minha tia pra pegar uma cadeira alta, larga e confortável. É horrível sentar e levantar, são nestes momentos que lembro que o corte existe... E na farmácia para comprar remédios e material para o curativo.
Subi dois andares de escadas.. ufa!!! e cá estou eu. Vim correndo para atualizar o blog e agradecer todo o carinho das pessoas que mandaram mensagem pelo orkut, msn, que ligaram para desejar boa sorte.
Concerteza isto fez muito diferença para que a cirurgia fosse, segundo Dr. Flavio, o cirurgião, um sucesso!!!
Quarta volto no consultório para retirar o dreno, em breve trago mais novidades!

Beijos mil  :-*********

SimPLisMenTe SEu JoSé

Gente, para quem não conhece ou ainda não teve a oportunidade de conhecer o ilustríssimo Seu José, do Hospital Albert Sabin, aqui vai o link de 4 vídeos do YOUTUBE que falam um pouco sobre sua hístória. Seu José estava presente no primeiro dia de inauguração do Sabin, e mesmo aposentado, continua lá, firme e forte. É o único da enfermagem que tem autorização dos cirurgiões de gastroplastia para fazer os curativos dos "gordinhos" e acompanhar o processo hospitalar, até o dia de "alta".

Obrigada, Seu José, pelo incentivo, pelas arengas, pelos puxões de orelha, pelo encorajamento...

4 de abr. de 2011

Tudo pronto... não falta nada!!!

Povo meu!
Tá chegando a hora...



Estou terminando de arrumar a mala e pensando em todo o processo pré-cirurgico para poder chegar até aqui... Chego a conclusão que a minha "bagagem" é tanto física quanto emocional.

Tou levando para o Hospital:

- 6 Pijamas (calça e blusa) para facilitar nos curativos;
- Mesma quantidade de calcinhas enormes e confortáveis;
- 3 sutiãns tipo "trifil" sem costura, para evitar que encomode no corte;
- 2 cintas pós-operatórias como a da foto da página Dicas;
- 1 meia de media compressão (");
- 1 roupa confortável para saída;
- Livros e revistas para leitura, e palavras cruzadas;
- Bloquinho para anotações, já que ficar sem falar será entediante;
- Chinelo fofinho para passear nos corredores;
- Guias de autorização da cirurgia (gastroplastia e retirada da vesícula)
- Orientação para preparação da cirurgia;
- Documentos de identificação e carteira do plano / com o pagamento para não empombarem;
- Guia do anestesista com a entrevista pré-operatória;
- Maltodextrina para prevenir...
- Netbook caso eu sinta a necessidade estrondosa de me comunicar com o mundo! :-)

(Não sei se tou esquecendo algo, sempre fica esta sensação...)


Também estou levando para o hospital:

- Expectativa;
- Medo;
- Alegria;
- Ansiedade;
- Esperança;
- Gratidão;
- Fé;
- Confiança;
- Bom humor...

(Aqui sim, devo estar esquecendo muita coisa...)

Bom, é isto, em pouco tempo estarei contando os detalhes do dia D e como será o pós.
Beijo no coração.

Hemope




Sábado de manhã fui no Hemope para fazer a classificação do sangue.
Na verdade deveria ter feito na sexta-feira de tarde, mas após horas no maravilhoso trânsito da Agamenon Magalhães decobri que tinha deixado a guia em casa. O ó do borogodó!!!
Depois de grande súplica, me autorizaram fazer no sabadão.

Algumas informações:

O Hemope funciona de segunda à sábado de 7:30 às 18:00, neste horário atendem aos doadores de sangue, para a cirurgia bariátrica são necessário 3 pessoas. Independente do tipo e fator sanguineo ser igual ao do paciente, é necessário estes doadores para reposição das bolsas de sangue.
Para quem for fazer classificação do sangue (que foi o meu caso) os dias e horários para pacientes de cirurgia eletiva são segunda à sexta de 8:00 às 17:00. Eles solicitam a guia, a identidade e a carteira do plano de saúde.

Contato:

FUNDAÇÃO HEMOPE
DISK DOAÇÃO DE SANGUE:
0800-081-1535

Eles tem um site, mas tá fora do ar: http://www.hemope.pe.gov.br/